Skip Ribbon Commands
Skip to main content
PT EN

Equipa de docentes da ECS/investigadores do ICVS desenvolveu programa informático inovador para a investigação de doenças respiratórias em Portugal Back

Thursday, 9/10/2015   
Imagem
Este projeto tem sido coordenado pelo Professor Jaime Correia de Sousa (Coordenador da área científica Saúde Comunitária da ECS e Presidente eleito do International Primary Care Respiratory Group) e culminou com a criação de um programa informático – UNLOCK – o qual se destina a ser utilizado por médicos de família. O programa UNLOCK, ao mesmo tempo que representa uma ferramenta útil ao dispor dos médicos dos Cuidados de Saúde Primários, é para estes investigadores uma fonte indispensável de dados para os seus projetos de investigação.
O Projeto UNLOCK (que deu o nome ao programa informático) - Uncovering and Noting Long-term Outcomes in COPD and asthma to enhance Knowledge - é um projeto com vários anos de evolução, desenvolvido por alguns membros do International Primary Care Respiratory Group. Resulta da colaboração internacional entre médicos investigadores dos Cuidados de Saúde Primários na coordenação e partilha de bases de dados que envolvem variáveis relevantes no diagnóstico e seguimento da DPOC e Asma.
Em Portugal, uma base de dados deste tipo era inexistente. Assim, a equipa de docentes da ECS/investigadores do ICVS (constituída também por Ana Quelhas, Luís Silva, Pedro Fonte e Pedro Teixeira) criaram este programa, em colaboração com um investigador da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Luís Teixeira). Passa então a ser possível desenvolver um registo de dados clínicos continuado numa Coorte prospetiva aberta, a qual permitirá a elaboração de estudos epidemiológicos que contribuam para o aumento do conhecimento na prevenção, no diagnóstico e no acompanhamento e gestão de doenças respiratórias obstrutivas crónicas ao nível dos cuidados de saúde primários em Portugal.
Os médicos de família portugueses que o desejem passam a ter ao seu dispor um programa informático, semelhante aos já existentes fornecidos pela tutela (que apenas se dedicam ao seguimento de grávidas, crianças, pacientes diabéticos e hipertensos, bem como à realização de rastreio oncológico), que lhes permite um seguimento estruturado em consulta no âmbito da DPOC, Asma, Rinite alérgica e Síndrome de Sobreposição Asma/DPOC.
Professor Jaime Correia de Sousa

Email: jaimecsousa@mail.com



Dr. Pedro Fonte

Email: fontepedroa@gmail.com
Imagem