Skip Ribbon Commands
Skip to main content
PT EN

Jaime Correia de Sousa e John Yaphe lecionam em curso na Eslovénia para médicos de família Back

Tuesday, 9/15/2015    Bled, Eslovénia
Imagem
Jaime Correia de Sousa e Yonah Yaphe, ambos docentes da Escola de Ciências da Saúde e Investigadores do Instituto de Ciências da Vida e Saúde, foram responsáveis pela organização do 24º Curso Internacional EURACT (European Academy of Teachers in General Practice) em Bled, na Eslovénia, desta vez dedicado à abordagem da multimorbilidade nas pessoas idosas.
Estes dois docentes participaram no curso como parte do grupo de diretores. Jaime Correia de Sousa, coordenador do grupo da Saúde Comunitária, está mesmo envolvido desde a primeira edição, tendo estado inserido no grupo fundador.

O curso foi inicialmente criado com o propósito de os docentes de Medicina Geral e Familiar eslovenos poderem beneficiar do conhecimento e experiência de colegas estrangeiros. Porém, a qualidade do mesmo tem possibilitado a sua expansão, verificando-se atualmente a participação de médicos de vários outros países.

É iminentemente prático, requerendo que os participantes discutam entre si, em pequenos grupos, as várias temáticas e que alcancem conclusões para partilhar com todos. Os diretores são responsáveis pela seleção da bibliografia e preparação dos exercícios que orientam o trabalho de grupo. Esta é aliás a metodologia que muitas vezes se utiliza nas aulas de Saúde Comunitária.

O curso deste ano versou sobre a abordagem da multimorbilidade no paciente idoso com enfoque na importância do trabalho em equipa (enfermeiro, médico, outros profissionais de saúde). Em anos anteriores, foram tratados temas como, por exemplo, bem-estar dos médicos, abordagem das relações difíceis com os pacientes em Medicina Geral e Familiar, profissionalismo, capacitação dos pacientes, entre muitos outros.

Realiza-se todos os anos em setembro e conta com a colaboração da Associação de Medicina Familiar da Eslovénia e da Faculdade de Medicina de Ljubljana, tendo o patrocínio EURACT. Além de Jaime Correia de Sousa e John Yaphe, são também diretores Jo Buchanan (Reino Unido), Henry Finnegan (Irlanda), Marija Petek Šter (Eslovénia) e Mateja Bulc (Eslovénia).
Prof. Jaime Correia de Sousa
Email: jaimecsousa@ecsaude.uminho.pt
Imagem