Objetivos de Aprendizagem
O programa do curso de “Atividade Física e Saúde em Populações Especiais” visa aprofundar o conhecimento sobre as relações existentes entre atividade física, saúde e bem-estar, bem como dos métodos de avaliação da atividade física, da composição corporal e da aptidão física, que possibilitem uma intervenção adequada. Procurará também promover a compreensão das diferentes adaptações fisiológicas agudas e crónicas induzidas pelo exercício físico em diferentes populações, promovendo a aquisição dos princípios e competências básicas da prescrição e monitorização da atividade física, nomeadamente em populações especiais. Permitirá ainda compreender o custo-benefício de programas de atividade física e adquirir competências para interpretar as recomendações de atividade física no tratamento/controlo de algumas condições/doenças crónicas, nomeadamente crianças, idosos, grávidas, mulheres no pós-parto, diabéticos, obesos, portadores de doenças cardiovasculares (hipertensão, insuficiência cardíaca), pacientes oncológicos e imunodeprimidos.

Conteúdos Programáticos
  • Atividade física, saúde e bem-estar.
  • Métodos de avaliação da atividade física, da composição corporal e da aptidão física.
  • Adaptações fisiológicas agudas e crónicas induzidas pelo exercício físico em diferentes populações.
  • Princípios básicos da prescrição e monitorização da atividade física.
  • Especificidades da atividade física em populações especiais: portadores de doenças cardiovasculares (hipertensão, insuficiência cardíaca, doença coronária), obesidade e diabéticos, portadores de doenças respiratórias, portadores de doenças musculo-esqueléticas, crianças, idosos, grávidas, mulheres no pós-parto, pacientes oncológicos, imunodeprimidos e pré-habilitação para cirurgia.
  • Modelos de promoção da atividade física e custo-benefício de programas de atividade física.
  • Importância dos programas comunitários de atividade física para grupos especiais.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Nas aulas teórico-práticas (TP) o docente expõe os conceitos em estudo e discute-os ativamente com os alunos, relacionando-os com os problemas da atividade física, da saúde e da sociedade. As aulas serão prioritariamente presenciais, mas para alunos externos, se assim o desejarem, poderão ser assistidas de forma assíncrona, no horário que mais lhes for conveniente. Nas aulas de práticas laboratoriais (PL), a decorrer de forma presencial, os alunos são organizados em grupos de trabalho para que, em situação de terreno, possam experimentar a aplicação dos princípios da prática do exercício físico, bem como na sua adaptação às populações especiais. A avaliação dos alunos consistirá na elaboração, apresentação e discussão de um trabalho de cariz teórico-prático sobre uma das várias populações especiais estudadas, incluindo um plano de atividade física para um paciente da população em causa.

Data e Programa
Este curso vai decorrer de 19 de setembro a 12 de outubro de 2022. Clique aqui para consultar o programa detalhado.

Bibliografia
  • American College of Sports Medicine. ACSM´s Guidelines for exercise testing and prescription. 10th Edition. Wolters Kluver. Alphen aan den Rijn, Netherlands. ISBN-13: 978-1496339072.
  • American College of Sports Medicine. ACSM's Health-Related Physical Fitness Assessment Manual. 4th Edition. Wolters Kluver. Alphen aan den Rijn, Netherlands. ISBN-13: 978-1451115680
  • Geoffrey E. Moore; J.Larry Durstine; Patricia L. Painter. ACSM's Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities. 4th Edition. Human Kinetics Publishers. Champaign, IL, USA. ISBN-13: 978-1450434140.
  • Walter R. Thompson. ACSM´s Clinical Exercise Physiology- an ideal fit between clinical theory and practice. Wolters Kluver. Alphen aan den Rijn, Netherlands. ISBN-13: 978-1975154370.
  • William D. McArdle; Frank L. Katch; Victor L. Katch. Exercise Physiology: Nutrition, Energy, and Human Performance. 7th Edition. Lippincott Williams & Wilkins; Philadelphia, PA. ISBN-13: 978-0781797818.
Coordenadores
Cristina Nogueira-Silva (EM-UM) e Victor Machado Reis (UTAD; CIDESD)

Docentes
Adriana Lages (HB)
Alberto Alves (ISMAI; CIDESD)
Cristina Nogueira-Silva (EM-UM)
Eduardo Vilela (CHVNG)
Fernando Ribeiro (iBiMED; UA)
Hélder Fonseca (FADE-UP)
José Carlos Carneiro (CHMA)
Luísa Soares Miranda (CHUP; CIAFEL)
Maria Belém Marques (EM-UM)
Maria Paula Santos (FADE-UP)
Paulina Barbosa (HB)
Raquel Rodrigues (HB)
Romeu Mendes (ARS Norte, DGS, ISPUP)
Rui Duarte (EM-UM)
Víctor Machado Reis (UTAD; CIDESD)

Inscrição
Data limite para inscrição: 31 de agosto de 2022
Valor da inscrição: 150,00 EUR
Número de vagas: 20 (para externos)