Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

ICVS garante quatro projetos de resposta à pandemia da COVID-19 Voltar

quarta-feira, 22/04/2020   
João Dias (EM/ICVS)
O apoio a projetos de implementação rápida pela FCT vai financiar projetos de diagnóstico, saúde mental e apoio a idosos em isolamento social
O ICVS garantiu o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) em quatro projetos de implementação rápida para soluções inovadoras de resposta à pandemia de COVID-19. Com um financiamento de 20 a 30 mil euros por iniciativa, os projetos permitirão criar avanços no diagnóstico da COVID-19, estudar o impacto da pandemia na saúde mental e apoiar os idosos em isolamento social.

Um dos projetos do ICVS pretende avaliar a imunidade da população face ao vírus SARS-CoV-2, através da utilização de teste de serodiagnóstico. Ainda na vertente de diagnóstico, outra das iniciativas financiadas pretende o desenvolvimento de testes que permitem detetar a presença do vírus pela técnica gold standard RT-QPCR, de forma rápida e com um custo mais baixo.

Outra vertente trabalhada pelo ICVS e pela Escola de Medicina é a saúde mental, que garante o seu apoio ao projeto de criação de uma plataforma digital para monitorização e intervenção na saúde mental durante a pandemia. A par deste, o Projeto GIRO também foi um dos quatro financiados, tendo o intuito de dar uma plataforma digital de atividades para idosos, promovendo o exercício e a capacidade de raciocínio mesmo em isolamento.

O concurso foi lançado pela FCT, em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, para financiar projetos e iniciativas de Investigação e Desenvolvimento que respondam às necessidades do Serviço Nacional de Saúde na resposta a esta e a futuras pandemias num horizonte temporal muito curto.
João Dias (EM/ICVS)