Apresentação do Curso
 
 
 

O curso “Narrativas e literatura em medicina” é uma primeira abordagem à medicina narrativa e ao poder que as narrativas têm de melhorar a relação médico-doente e a prática médica como um todo. Além de uma exploração dos conceitos base da medicina narrativa, o curso consiste na leitura atenta e análise de textos literários (e/ou filmes e peças de teatro), na elaboração de textos pelos formandos e na reflexão e discussão com convidados externos.


  Objetivos de aprendizagem
 
 
 

O curso pretende dar aos formandos ferramentas para utilizar o poder das narrativas e de modo geral da análise literária nos diferentes aspetos da sua vida profissional, desde à relação terapêutica ao desenvolvimento pessoal e profissional.


  Conteúdos programáticos
 
 
 

O curso está organizado em 4 blocos temáticos:

  1. Introdução aos conceitos da medicina narrativa
  2. Ler de perto
  3. Testemunhar e relatar
  4. Encontrar(-se): a si e ao outro
  • O bloco I dá o contexto e uma base inicial de trabalho.
  • Os blocos II e III incluem períodos de trabalho individual e períodos de discussão.
  • No bloco II, os textos de cada atividade serão partilhados e comentados coletivamente.
  • No bloco III, os estudantes produzirão, em cada atividade, uma narrativa que será depois partilhada e discutida coletivamente.
  • No bloco IV, far-se-á uma exploração/síntese dos temas abordados e a sua aplicação à prática clínica.


  Metodologia de Ensino e Avaliação
 
 
 
A avaliação tem em conta a assiduidade, o interesse e a participação ativa demonstrados nas atividades presenciais, bem como a avaliação pela equipa docente de um documento escrito produzido pelos estudantes até ao final do curso.

  Bibliografia
 
 
 
  • CABRAL, M. J., MAMZER, M-F, O/u/sar a literatura. Um laboratório de leituras para a reflexão em saúde, trad. port. Dominique Faria, João Domingues e Miguel Lopes, Santo Tirso: De Facto Editores, 2021.
  • CHARON, R. 2006. Narrative Medicine. Honoring the Stories of Illness. Oxford, Oxford Univ. Press.
  • DEWEY, J. Art as Experience, New York: Perigee Books 1980.
  • FERNANDES, I., CABRAL, M.J., CASAL, T., CORREIA, A., V. ALMEIDA, D., 2018. Contar (com) a Medicina. Casal de Câmara, Caleidoscópio [1ª edição 2015].
  • HERMANN, N. “Creativity: What, Why, and Where?”, in CHARON et al, eds., The Principles and Practice of Narrative Medicine, Oxford, OUP, 2017, 211-232.

  Data e Programa
 
 
 
Este curso vai decorrer de 09 abril a 14 de maio de 2025. Clique aqui para consultar o programa detalhado.

  Carga Horária
 
 
 
Horas de contacto: 25 horas
Horas de trabalho: 75 horas

  Coordenador
 
 
 
João Cerqueira (EM-UM)

  Docentes
 
 
 
João Cerqueira (EM-UM) e Maria de Jesus Cabral (ELACHUM)

  Público-Alvo
 
 
 
Profissionais de saúde de todos os ramos que queiram aprofundar a suas capacidades narrativas e/ou conhecer melhor a medicina narrativa.

  Inscrição
 
 
 
Data limite para inscrição: 02 de abril de 2025
Valor da inscrição: 80,00 EUR
Número de vagas: 10 (para externos)