Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Doutoramento em Envelhecimento e Doenças Crónicas:

  O programa interuniversitário de doutoramento em ​​Envelhecimento e Doenças Crónicas (PhDOC) representa uma oportunidade formativa única já que resulta de uma parceria conjunta entre a Escola de Medicina da Universidade do Minho, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. O programa está desenhado com uma oferta de formação avançada nas três universidades e os projetos de tese desenvolvem-se em parceria, sendo atribuído um grau conjunto pelas três universidades. Esta abordagem pretende promover sinergias e maximizar a complementaridade dos recursos técnicos e metodológicos existentes nas três instituições envolvidas. Os temas das unidades curriculares oferecidas e os projetos de tese incidem em áreas emergentes e prioritárias que constituem desafios que a sociedade atual tem que enfrentar, o problema do envelhecimento e das doenças crónicas.

Este programa tem a duração de 4 anos (240 ECTS) em dedicação exclusiva, e é dirigido a mestres nas áreas das ciências, biomedicina, medicina e afins.

Em 2013 foi reconhecido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia como Programa de Doutoramento FCT, pelo que lhe foi atribuído financiamento específico e bolsas de doutoramento para 4 edições, no período compreendido entre 2014-2021, tendo já sido selecionados os estudantes de todas as edições.​

2018/2019

Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
240
Duração:
8 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Saúde

Contactos


    Escola de Medicina
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: 253604832 Fax: 253604847
    E-Mail: nac@med.uminho.pt
    URL: http://www.med.uminho.pt

Descrição


Este ciclo de estudos tem como objetivo principal contribuir para a formação de excelência de doutorados em áreas científicas consideradas estratégicas como é o caso do envelhecimento e doenças crónicas, promovendo sinergias e maximizando a complementaridade dos recursos técnicos e metodológicos existentes nas diferentes instituições envolvidas.
Em 2013 a FCT reconheceu a qualidade do PhDOC com a atribuição de 9 bolsas anuais do programa.

Resultados de aprendizagem


Em termos científicos e estratégicos, o estudante deverá ser capaz de identificar, no momento atual, as áreas de investigação com maior potencial científico, tecnológico e impacto socioeconómico, no âmbito do envelhecimento e das doenças crónicas. Em termos técnicos e metodológicos, o estudante deverá ser capaz de identificar uma questão científica atual e pertinente, elaborar uma proposta de um projeto de investigação cientifica, multidisciplinar, inovador e competitivo, de acordo com os mais exigentes padrões de qualidade científica, integrando de forma adequada, coerente e critica, as ferramentas e abordagens experimentais que melhor respondem às questões científicas levantadas. No decurso do trabalho conducente á sua tese de doutoramento, o aluno deverá ser capaz de entender as várias vertentes do processo de investigação científica, desenvolvendo, de forma autónoma e independente, um conjunto de técnicas de investigação que lhe permita testar a sua hipótese de estudo.

Acesso a estudos superiores


A conclusão deste curso de doutoramento permite a realização de atividade de investigação a nível de pós-doutoramento

Saídas profissionais


- Prosseguir os estudos a nível de pós doutoramento;
- Seguir a carreira de investigação científica.

Acesso


9

Vagas

5

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.

1º passo: contactar o secretariado do programa (nac@ecsaude.uminho.pt), manifestando o seu interesse; será agendada uma entrevista com o Diretor do programa;

2º passo: enviar a informação e os documentos solicitados para o secretariado do programa;

3º passo: a comissão de curso fará a avaliação da candidatura e agendará uma entrevista; a aprovação da comissão de curso, anterior à aprovação em Conselho Científico

Pré-requisitos formais


Este programa dirige-se a mestres (pré e pós-Bolonha) e licenciados pré-Bolonha com interesse em desenvolverem investigação na área do envelhecimento e das doenças crónicas.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
www.med.uminho.pt/pt/pos-graduacao/paginas/phd-doencas-cronicas-e-envelhecimento.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
www.med.uminho.pt/pt/pos-graduacao/paginas/phd-doencas-cronicas-e-envelhecimento.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Métodos e Técnicas de Investigação SAU 10
S1 Rotação Laboratorial I SAU 10
S1 Rotação Laboratorial II SAU 10
S2 Envelhecimento e Doenças Crónicas I SAU 5
S2 Envelhecimento e Doenças Crónicas II SAU 5
S2 Envelhecimento e Doenças Crónicas III SAU 5
S2 Projeto de Tese SAU 5
S2 Rotação Laboratorial III SAU 10
Ano 2 3 4 180
TA Tese SAU 180

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
17-12-2013
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Cr 158/2013
Data de Registo:
28-02-2014
Validade:
16-12-2019


Estão disponíveis 10 bolsas de doutoramento! CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI PARA EFETUAR A SUA CANDIDATURA