O Mestrado em Ciências da Saúde tem como objetivo a formação avançada em ciências biomédicas, com o intuito de desenvolver competências que permitam aos diplomados:

  • Desenvolver investigação em projetos investigação, desenvolvimento e tecnologia, de Universidades e instituições de Ensino Superior, Centros de investigação científica e desenvolvimento tecnológico;
  • Exercer atividades técnico-laboratoriais em indústrias farmacêuticas/biomédicas;
  • Desempenhar funções técnicas diferenciadas, em sectores de organizações privadas e/ou públicas;
  • Ingressar em carreiras na área da saúde (tecnologia médica, análise clínica e meios de diagnóstico).

O Mestrado em Ciências da Saúde é dirigido a licenciados nas várias áreas das ciências e tem a duração de 2 anos (120 ECTS) em regime de dedicação exclusiva. O 1º ano (60 ECTS) é dedicado à aprendizagem de fundamentos de diferentes áreas científicas biomédicas e ao desenvolvimento de competências laboratoriais e de investigação, através da frequência de unidades curriculares selecionadas de um leque diversificado de oferta. Estas unidades curriculares são coordenadas por docentes da Escola de Medicina com a participação de investigadores do Instituto de Ciências da Vida e Saúde e docentes/investigadores convidados de outras instituições, nacionais e estrangeiras. Os módulos facultativos são, em cada ano, selecionados entre os disponíveis no Programa de Formação Avançada da Escola de Medicina ou de outras instituições, nacionais ou estrangeiras. Desta forma, cada estudante pode desenhar o seu percurso académico valorizando e beneficiando da sua formação académica e profissional anterior.

No final do 1º ano, o estudante está em condições de apresentar a sua proposta para o projeto de dissertação que irá desenvolver-se ao longo do 2º ano (60 ECTS) no Instituto de Ciências da Vida e Saúde da Escola de Medicina e/ou em parceria com outras instituições. Na maioria dos casos os estudantes prosseguem a sua formação avançada integrando programas de doutoramento em várias instituições.

O Mestrado em Ciências da Saúde é parte da Rede Europeia de Escolas de Neurociências.


  Descrição
 Grau Académico:Mestre
 ECTS:120
 Duração:4 semestres letivos
 Regime:Diurno
 Local: Escola de Medicina, Campus de Gualtar, Braga
 Área científica predominante:Ciências da Saúde

  Resultados de aprendizagem
 O Mestrado em Ciências da Saúde tem como objetivo a formação avançada em ciências biomédicas. Desta forma, pretende-se que os detentores do grau de mestre sejam capazes de:
 1.Obter informação cientificamente válida e relevante de diversas fontes disponíveis;
 2. Aplicar conhecimentos no desenvolvimento e resolução de questões científicas inovadoras e pertinentes;
 3.Aplicar competências técnicas e metodológicas no contexto da investigação cientifica;
 4.Comunicar com os seus pares, comunidade académica e científica e a sociedade em geral sobre as matérias que investiga;
 5.Apresentar os resultados da investigação em reuniões, congressos e reuniões científicas da especialidade;
 6.Desenvolver competências que permitam a aprendizagem ao longo das vida;
 7.Integrar criticamente conhecimento multidisciplinar na avaliação de situações específicas.

  Acesso a estudos superiores
 Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte, 3º ciclo de estudos - Doutoramento.

  Saídas profissionais
 -Investigação em projetos ID&T, de Universidades e instituições de Ensino Superior; Centros de investigação científica e desenvolvimento tecnológico;
 Exercer atividades técnico-laboratoriais em indústrias farmacêutica/biomédica;
 -Desempenhar funções técnicas diferenciadas, em sectores de organizações privadas e/ou públicas;
  Carreiras na área da saúde (tecnologia médica, análise clínica e meios de diagnóstico).