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 Estudo Longitudinal (ELECSUM)

​O Estudo Longitudinal da Escola de Medicina da Universidade do Minho (ELECSUM) contribui para o desenvolvimento do curso de medicina através do estudo de fatores que influem sobre a competência profissional dos médicos diplomados na EM-UM. O estudo arrancou com o apoio da FCT com a construção de uma base de dados em que foram inseridos registos académicos, informação não cognitiva, demográfica, e resultados de avaliações de desempenho clínico, sendo esta informação relativa a cada aluno. Também se encontra inserida informação de outra natureza como perceções dos graduados da Escola de Medicina-UM sobre a qualidade formativa do curso ou avaliações de orientadores de formação pós-graduada nos internatos médicos. A base de dados abrange todos os alunos e diplomados pela EM-UM. O estudo resumido numa página encontra-se aqui.

 
O ELECSUM permite identificar com rigor científicos indicadores de qualidade do curso de medicina da EM-UM. Estudos desta natureza são raros a nível mundial, sendo de considerar um estudo de referência que tem vindo a ser desenvolvido pelo Thomas Jefferson Medical College (TJMC) desde 1970 que, em 2008, abrangia mais de 10.000 diplomados e tinha originado mais de 150 publicações internacionais.

 Enquanto instituição que desenvolve a formação pré-graduada de médicos com políticas organizativas e educativas inovadoras, a Escola de Medicina constitui um objeto de estudo de elevado interesse para o desenvolvimento de modelos de avaliação de qualidade ao nível do Ensino Superior. O ELECSUM deverá resultar em conhecimento de dimensão internacional sobre inovação no Ensino Superior.

 Este trabalho foi financiado desde Outubro de 2008 até Janeiro de 2012 por Fundos FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/ESC/65116/2006.

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 Lista de Publicações:

2016

 
1. Ferreira-Valente A , Monteiro J, Barbosa R, Salgueira A, Costa P, Costa, MJ (2016). Clarifying changes in student empathy throughout medical school: a scoping review. Adv Health Sci Educ Theory Pract. doi:10.1007/s10459-016-9704-7

 
2. Ferreira-Valente A, Costa P, Elorduy M, Virumbrales M, Costa MJ, Palés J. (2016). Psychometric properties of the Spanish version of the Jefferson Scale of Empathy: making sense of the total score through a second order confirmatory factor analysis. BMC Med Educ.  Sep 19;16(1):242. doi: 10.1186/s12909-016-0763-5.

 
3. Costa MJ, Costa P. (2016). Nurturing empathy and compassion: what might the neurosciences have to offer? Med Educ. 2016 Mar;50(3):281-2. doi: 10.1111/medu.12980.

 
2015

 
1. Palha J, Almeida A, Correia-Pinto J, Ferreira MA, Costa MJ, Sousa N (2015) Longitudinal Evaluation, acceptability and long term retention of knowledge on a horizontaly integrated Organic and Functional Systems course. Perspect Med Educ (2015) 4: 191. doi:10.1007/s40037-015-0195-7

 
2. Costa MJ, Palés-Argullós J. (2015). Desarrollar investigación en educación médica internacional que sea útil para el contexto iberoamericano: ¿quién está por la labor? FEM, 18 (6): 367-369

 
3. Leal-Seabra F, Costa MJ (2015). Comunicação de más notícias pelos médicos no primeiro ano de internato: um estudo exploratório. FEM 2015; 18 (6): 387-395

 
4. Costa MJ (2015). Las unidades de educación médica, elementos nucleares de las facultades de Medicina in Principios de Educación Médica, Edition: 1, Chapter: 4, Publisher: Editorial Médica Panamericana, Editors: Jorge Luis Palés Argullós, Jesús Morán-Barrios, Jesús Millán, pp.27-31

 
5. Costa MJ (2015). A identificação precoce do profissionalismo em estudantes de medicina: uma oportunidade ou uma impossibilidade? Educacion Medica 16(1):38-41 

 
2014

 
1. Marvão P, Neto I, Castelo-Branco M, Ponte J, Portela M, Costa P, Costa MJ (2014). An exploratory study on the contribution of graduate entry student’s personality to the diversity of medical student populations. Perspectives on Medical Education. 3(6):431-42. DOI: 10.1007/s40037-014-0150-z

 
 2. Costa MJ (2014). Self-organized Learning Environments and the Future of Student-centered Education. Biochemistry and Molecular Biology Education., 42: 160–161.

 
3. Lima M, Magalhães E, Salgueira A, Gonzalez AJ, Costa JJ, Costa MJ, Costa P (2014). A versão portuguesa do NEOFFI: Caracterização em função da idade, género e escolaridade. Revista da Associação Portuguesa de Psicologia. 28(2). DOI: http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v28i2.534

 
4.Costa MJ (2014). Trabalho em pequenos grupos: dos mitos à realidade. Medicina (Ribeirão Preto. Online). 47(3):308. DOI: 10.11606/issn.2176-7262.v47i3p308-313

 
2013
 
1. Costa, M. J. (2013), Which are our next questions?. Biochem. Mol. Biol. Educ., 41: 110–111. doi: 10.1002/bmb.20689.
 
2. Herráez, A. and Costa, M. J. (2013), Biochemical visual literacy with constructive alignment: Outcomes, assessment, and activities. Biochem. Mol. Biol. Educ., 41: 67–69. doi: 10.1002/bmb.20678.
 
3. Cleland, J., Leggett, H., Sandars, J., Costa, M. J., Patel, R. and Moffat, M. (2013), The remediation challenge: theoretical and methodological insights from a systematic review. Medical Education, 47: 242–251. doi: 10.1111/medu.12052.
 
4. MJ Costa (2013). Commentary: what does "student-centered" mean and how can it be implemented? A systematic perspective. Biochem Mol Biol Educ.,41(4):267-8. doi: 10.1002/bmb.20709.
 
5. E Magalhães, A Salgueira, AJ Gonzalez, JJ Costa, MJ Costa, P Costa, MP Lima (2013). NEO-FFI: Psychometric properties of a short personality inventory in a Portuguese context. Psicologia: Reflexão e Crítica. Accepted for publication.
 
6. MJ Costa, P Costa, E Magalhães (2013). Response to "are personality traits really weak/moderate predictors of empathy?" Medical Teacher.,35(7):611-2. doi: 10.3109/0142159X.2013.786179.
 
7. Osório S, Rodrigues F, Garcia EA & Costa MJ (2013). Drawings as snapshots of student cellular anatomy understanding. Medical Education.,47(11):1120-1121. doi:10.1111/medu.12320.
 
2012
 
1. Magalhães, E., Costa, M. J. & Costa, P. (2012) Empathy of medical students and personality: evidences from the five factor model. Aceite para publicação na Medical Teacher.
 
2. Salgueira, A. P., Costa, P., Gonçalves, M., Magalhães, E., & Costa, M. J., (2012). Individual characteristics and student's engagement in scientific research: a cross-sectional study. BMC Med Educ. 2012 Oct 15;12:95. doi: 10.1186/1472-6920-12-95.
 
3. Patrício, M., de Burbure, C., Costa, M. J., Schirlo, C. & Cate, O.T. (Setembro 2012). Bologna in Medicine Anno 2012: Experiences of European medical schools that implemented a Bologna two-cycle curriculum - An AMEE-MEDINE2 survey. [published online ahead of print September 11 2012]. Medical Teacher. 2012. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22967184.
 
4. Costa, M.J. & Sandars, J. (Setembro 2012). Self-regulation: An unexplored learning model in biochemistry and molecular biology. Biochemistry and Molecular Biology Education, 40(5):328-9.
 
5. Costa, P., Magalhães, E. & Costa, M. J. (Julho 2012). A latent growth model suggests that empathy of medical students does not decline over time. [published online ahead of print July 4 2012]. Advances in Health Sciences Education: Theory and Practice. 2012. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22760725.
 
2011
 
1. Magalhães, E., Salgueira, A. P., Gonzalez, A-J; Costa, J. J., Costa, M. J., Costa, P. & Pedroso-Lima, M. (2011). NEO-FFI: psychometric properties of a short personality inventory. A Portuguese adaptation of the 60 item instrument. Submetido para publicação no Psychological Test and Assessment Modelling.
 
2. Costa, M.J. (Julho 2011). A role for student centered education in promoting academic and scientific integrity. Publicação na Biochemistry and Molecular Biology Education, 39(4):316-7. doi: 10.1002/bmb.20534.
 
3. Magalhães, E., Salgueira, A.P., Costa, P. & Costa, M. J. (Julho 2011). Empathy in senior year and first year medical students: A cross-sectional study. Publicação na BMC Medical Education.
 
Anos anteriores
 
1. Salgueira, A.P., Frada, T., Aguiar, P., Costa, M.J. (2008). Aprendizagem ao Longo da Vida do Médico – Tradução e adaptação da Escala de Jefferson. Publicação na Acta Médica Portuguesa, Vol. 21, Nº. 3, pp. 247-256, 2008.
 
2. Costa, M.J., Magalhães, E., Portela, M., Oliveira, P., Salgueira, A.P., Sousa, N. (Setembro 2009). O estudo longitudinal da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho. Publicação nas Atas do X Congreso Galaico-Português de Psicopedagogía, Braga, Portugal.
 
3. Magalhães, E., Portela, M., Oliveira, P., Salgueira, A.P., Costa, M.J. (Setembro 2009). Personalidade, género e desempenho académico: um estudo com estudantes de medicina portugueses. Publicação nas Atas do X Congreso Galaico-Português de Psicopedagogía, Braga, Portugal.
 
4. Correia, A., Portela, M., Oliveira, P., Costa, M.J. (Setembro 2009). Como identificar prospectivamente estudantes com maus desempenhos em fases avançadas de cursos no ensino superior? Publicação nas Atas do X Congreso Galaico-Português de Psicopedagogía, Braga, Portugal.
 
5. Correia, A., Portela, M., Oliveira, P., Costa, M.J. (Setembro 2009). Características socio-demográficas e reprovações. Publicação no X Congreso Galaico-Português de Psicopedagogía, Braga, Portugal.
 
6. Aguiar, P., Salgueira, A.P., Frada, T., Costa, M.J. (Setembro 2009). Empatia médica: tradução, validação e aplicação de um instrumento de medição. Publicação nas Atas do X Congreso Galaico-Português de Psicopedagogía, Braga, Portugal.
 
7. Costa, M.J., Salgueira, A.P., Sousa, N. (Setembro 2009). Unidades de Desenvolvimento e Investigação de cursos: peças chave no xadrez Ensino Superior? Publicação nas Actas do X Congresso Internacional Galego-português de Psicopedagogia, Universidade do Minho, Braga, Portugal.
 
8. Salgueira, A. P., Cerqueira, J.J., Sousa, N. & Costa, M.J. (Setembro 2009). O objectivo educacional de um Centro de Treino de Competências Clínicas. Publicação nas Actas do X Congresso Internacional Galego-português de Psicopedagogia, Universidade do Minho, Braga, Portugal.
 
9. Costa, M. J. & Magalhães, E. (Outubro 2009). What Should the Student-Centered Teacher of Biochemistry and Molecular Biology Be Aware Of? Publicação na Biochemistry and Molecular Biology Education. 37(5): 268–270.​