Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

A Escola de Medicina é uma unidade orgânica da Universidade do Minho, criada para assegurar o ensino graduado, o ensino pós-graduado, a investigação e outros serviços especializados no âmbito das Ciências da Saúde.

O projeto central da Escola é o curso de Mestrado Integrado em Medicina, concebido em moldes inovadores. Este curso, que inclui todas as valências de formação dos demais cursos de Medicina existentes no país, orienta-se pela perspetiva integrada biopsicossocial, na linha das recomendações da generalidade das comissões nacionais, europeias e internacionais que se têm debruçado sobre a educação médica.

Os graduados em Medicina pela Universidade do Minho apresentam resultados muito positivos em provas internacionais de comparação de escolas médicas e têm obtido a melhor classificação média no exame  nacional de acesso ao internato médico desde a fundação da Escola.

A Escola assegura também o ensino pós-graduado e a formação contínua na área das Ciências da Saúde, de forma igualmente inovadora na organização modular em Cursos Avançados, numa ótica de formação ao longo da vida, permitindo acumulação de créditos para obtenção de um grau formal.

O ensino universitário é, por natureza, alicerçado na investigação científica. As atividades de investigação e desenvolvimento, a serem promovidas em articulação com o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde, constituem igualmente uma componente essencial da missão da Escola.

Finalmente, faz parte da missão da Escola de Medicina, na sua interação com a Sociedade, contribuir para a universalidade da consciência de que a saúde é um valor em si, a preservar, de modo a desencadear um processo de "mobilização de todos para a saúde de todos" na zona geográfica da sua influência, correspondendo assim a uma importante preocupação expressa pela Organização Mundial de Saúde.