Bem-vindos à Escola de Medicina da Universidade do Minho, espaço de liberdade, diversidade, que dá asas à curiosidade, local em que a informação se converte em conhecimento legando autonomia técnico-profissional a todos aqueles que aqui se formam e diferenciam.
No Minho, a Escola de Medicina e o seu instituto de investigação, os hospitais e as unidades de saúde afiliados, fruem de reconhecimento internacional em cada uma das suas missões principais – ensino, investigação e clínica. Para a Escola de Medicina estes objetivos estão inexoravelmente ligados e interdependentes, pelo que acolhemos e promovemos o ensino e a investigação, que para além de gerarem conhecimento, aprimoram a prática clínica, proporcionam novas soluções e esperança para os pacientes.
Uma elevada percentagem de estudantes escolhem a Escola de Medicina da Universidade do Minho como primeira opção e dados oficiais da Prova Nacional de Acesso (PNA) ao internato de formação específica, colocam os estudantes da nossa Escola como os primeiros classificados. Tal dá-nos a confiança de que os nossos Médicos possuem formação de qualidade para virem a desempenhar a sua missão com alta qualidade e profissionalismo.
Na diferenciação pós-graduada, conquistámos expertise e reconhecimento em diferentes áreas biomédicas, em particular, nas ciências cirúrgicas, na imunologia e infeção, nas neurociências e saúde das populações. Esta diferenciação proporciona aos nossos estudantes pós-graduados conhecimento e habilidades que lhes são reconhecidas, e que determinam alta taxa de colocação em empresas e/ou institutos de investigação universitários.
A Escola de Medicina atenta à atividade dinâmica da Medicina e da prática clínica, para o qual contribuem diferentes áreas da ciência e expertises, evolui permanentemente, oferecendo cada vez mais oportunidades, para cada um modular a sua formação e diferenciação, seja na fase pré-graduada através do MinhoMD, seja após a graduação através dos nossos programas de doutoramento, mestrado e cursos avançados de excelente qualidade que atraem investigadores e clínicos de todo o mundo.
Imbuídos deste entusiasmo várias estruturas com atividade biomédica colaboram dando forma ao Cluster da Escola de Medicina, alargando o ambiente em que a aprendizagem acontece, de forma natural, com elevada exigência científica e rigorosos padrões deontológicos.
Fazemos isto com empenho, para ajuntar motivos para que a Escola de Medicina seja pátria merecedora da estima dos nossos estudantes e orgulho da nossa sociedade.
Jorge Correia-Pinto, MD, PhD
Presidente da Escola de Medicina da UMinho