O Doutoramento em Medicina (PhDMED) é dirigido a médicos (internos e especialistas) e tem como objetivo formar médicos doutorados com competências de investigação em ciências da saúde e medicina preparados para desenvolver investigação biomédica e clínica de forma autónoma, tanto em ambiente académico como em ambiente empresarial e em instituições prestadoras de cuidados de saúde.
O PhDMED oferece dois planos de estudo: um de três anos (180 ECTS) e outro de quatro anos (240 ECTS), em dedicação exclusiva, ou de duração superior (com o mesmo número de ECTS) em regime de tempo parcial.
O plano de estudos de 180 ECTS inclui, no primeiro ano, uma unidade curricular que corresponde à elaboração do projeto de tese (15 ECTS), sendo a totalidade do tempo restante dedicada à realização do projeto de tese (165 ECTS).
O plano de estudos de 240 ECTS inclui a unidade curricular obrigatória correspondente à elaboração do projeto de tese (15 ECTS) no primeiro ano; e unidades curriculares opcionais que podem ser selecionados de uma vasta gama de oferta formativa no total de 45 ECTS e a tese (180 ECTS) a desenvolver durante os restantes anos de plano de estudos.
Clique aqui para mais informações.
O PhDMED tem um percurso específico direcionado a estudantes de medicina da Escola de Medicina da Universidade do Minho, que permite a interrupção do curso de medicina para o desenvolvimento da tese de doutoramento, após o que se conclui a formação em medicina. Este programa de doutoramento, MD/PhD, é pioneiro em Portugal e um dos poucos na Europa, e tem-se desenvolvido em parceria com as Universidades Norte-Americanas de Columbia (Nova Iorque) e Thomas Jefferson (Philadelphia). As especificidades deste programa podem ser consultadas aqui.
A candidatura ao Doutoramento em Medicina (PhDMED) pode ser efetuada através de duas formas:
Valor da propina para o ano letivo 2022/2023
*Os valores indicados são anuais e são idênticos para o doutoramento com curso (programa doutoral - 240 ECTS) e sem curso (tutorial - 180 EUR).
No projeto de Doutoramento os estudantes desenvolvem Investigação original numa das várias áreas de excelência da Escola de Medicina, Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) e 2CA Braga - Centro Clínico Académico. Estes incidem sobre investigação básica, de translação e clínica, tendo em conta o ecossistema de investigação que é proporcionado. A diversidade dos tópicos é patente nas teses que se desenvolverem dentro do Programa de Doutoramento em Medicina ao longo dos anos.