O Laboratório de Aptidões Clínicas (LAC) da Escola de Medicina foi fundado em Janeiro de 2007, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, com a missão de contribuir para a formação de médicos competentes. A nossa visão é que o médico não deve apenas saber fazer, deve demonstrar que o sabe e que o faz. Neste sentido, são objetivos do LAC promover a aprendizagem, o treino e a avaliação de aptidões clínicas (e outras competências) num ambiente protegido, de modo controlado e seguro para o doente e contribuir, deste modo, para a excelência clínica e a segurança do doente.
Na prossecução dos seus objetivos o LAC conta com três valências diferenciadoras: uma plataforma muito vasta de manequins para treino de gestos clínicos, um sólido programa de pacientes estandardizados e um grupo de simulação avançada, recorrendo a simuladores de alta-fidelidade.
O LAC é uma estrutura dinâmica, com múltiplas atividades muito variadas, distribuídas por quatro grandes áreas. No âmbito da aprendizagem pré-graduada, o LAC participa no treino de suporte básico de vida (certificado), na aprendizagem da técnica do exame físico e da entrevista clínica, na aprendizagem de gestos e técnicas complementares e no treino de competências de comunicação, tanto em contexto de aulas (do 1º ao 6º ano) como em sessões livres extraescolares, cursos e workshops. Ainda na pré-graduação, o LAC participa na avaliação da aquisição de competências clínicas, em particular nos exames clínicos estruturados e objetivos (OSCE) realizados no final do 3º e do 6º ano. No domínio da pós-graduação, o LAC contribui para a formação médica continuada ao promover cursos livres de formação de internos (alguns incluídos no programa do respetivo internato) e de formação avançada, bem como um programa de formação em competências de comunicação. Finalmente, o LAC desenvolve também atividades de investigação, com particular incidência no treino de comunicação e na avaliação de competências clínicas.