Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
A Escola de Medicina da Universidade do Minho conta com duas Cátedras:

Cátedra Alumni Medicina – Prof. Pinto Machado

A Cátedra JPM evoca a figura ímpar do Académico e Humanista Professor Joaquim Pinto Machado, mantendo viva a sua memória e correspondendo à expressão do seu espírito holístico que a todos nos estimulava a compreender, a interiorizar e a praticar valores de vida dos quais uma escola médica não se pode alhear.

A Cátedra JPM assume a missão de estimular a cultura humanística, apoiando formação, investigação e inovação na área das Humanidades em Medicina, docentes e investigadores da Escola de Medicina da Universidade do Minho (EM-UM) que desenvolvam as suas atividades nesta área, sob a forma, designadamente, de bolsas de apoio à investigação e inovação.

Nesta perspetiva, definiram-se como prioridades os seguintes tópicos científicos e desafios formativos:

– Investigação em i) BioÉtica, ii) Integridade na Investigação Científica, iii) Medicina Narrativa e Prática Reflexiva;
– Artes e Literatura;
– Formação Avançada em BioÉtica e Ética na Prática Clínica.
Mais informação em https://catedra.med.uminho.pt/

Cátedra António Simões em Ciências da Saúde

A “Cátedra António Simões em Ciência da Saúde” resulta da doação feita à Universidade do Minho pelo Dr. António Júlio Lourenço Simões de um património imobiliário cuja valorização permite apoiar iniciativas científicas e pedagógicas de interesse no âmbito da Escola de Medicina (EM) da Universidade do Minho (UMinho) e do seu Centro de Investigação, o Instituto de Ciências da Vida e da Saúde (ICVS).

A “Cátedra António Simões em Ciência da Saúde” tem como objetivo viabilizar projetos de investigação e de formação, desenvolvidos na área das ciências da saúde, sob forma de bolsas de investigação, bolsas de estudo e apoio à participação em congressos ou estágios, patrocinando estudantes, docentes e investigadores da EM/UMinho.
A Cátedra foi criada em outubro de 2013 e a sua dinamização iniciou-se em 2014. A direção executiva da Cátedra é exercida por um Colégio Diretivo constituído pelo Presidente e Vice-Presidentes da EM/UMinho, sob coordenação do Professor Nuno Jorge Carvalho de Sousa.