Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Mestrado em Ciências da Saúde


O Mestrado em Ciências da Saúde tem como objetivo a formação avançada em ciências biomédicas, com o intuito de desenvolver competências que permitam aos diplomados:

-Desenvolver investigação em projetos investigação, desenvolvimento e tecnologia, de Universidades e instituições de Ensino Superior; Centros de investigação científica e desenvolvimento tecnológico;

-Exercer atividades técnico-laboratoriais em indústrias farmacêuticas/biomédicas;

-Desempenhar funções técnicas diferenciadas, em sectores de organizações privadas e/ou públicas;

-Ingressar em carreiras na área da saúde (tecnologia médica, análise clínica e meios de diagnóstico).

 
O Mestrado em Ciências da Saúde é dirigido a licenciados nas várias áreas das ciências e tem a duração de 2 anos (120 ECTS) em regime de dedicação exclusiva.

O 1º ano (60 ECTS) é dedicado à aprendizagem de fundamentos de diferentes áreas científicas biomédicas e ao desenvolvimento de competências laboratoriais e de investigação, através da frequência de unidades curriculares selecionadas de um leque diversificado de ofertas. Estas unidades curriculares são coordenadas por docentes da Escola de Medicina com a participação de investigadores do Instituto de Ciências da Vida e Saúde e docentes/investigadores convidados de outras instituições, nacionais e estrangeiras. Os módulos facultativos são, em cada ano, selecionados entre os disponíveis no programa de formação avançada anual da Escola de Medicina (https://www.med.uminho.pt/pt/Pos-Graduacao/cursos) ou de outras instituições, nacionais ou estrangeiras. Desta forma, cada estudante pode desenhar o seu percurso académico valorizando e beneficiando da sua formação académica e profissional anterior.

No final do 1º ano, o estudante está em condições de apresentar a sua proposta para o projeto de dissertação que irá desenvolver-se ao longo do 2º ano (60 ECTS) no Instituto de Ciências da Vida e Saúde da Escola de Medicina e/ou em parceria com outras instituições. Na maioria dos casos os estudantes prosseguem a sua formação avançada integrando programas de doutoramento em várias instituições.

O Mestrado em Ciências da Saúde é parte da Rede Europeia de Escolas de Neurociências



 
CANDIDATURAS ANO LETIVO 2018/2019
     
Período de candidaturas   Período de inscrições
16 de abril a 14 de maio de 2018   2 a 5 julho de 2018
     
     

CLIQUE AQUI PARA EFETUAR A SUA CANDIDATURA

     
     
Precisa de ajuda para se candidatar? Clique aqui!
Os detalhes do processo de candidatura estão disponíveis aqui! Para mais informações, contactar mecs@med.uminho.pt.
 


 ‭(Oculto)‬ Candidaturas 2017/2018




  CLIQUE AQUI PARA EFETUAR A SUA CANDIDATURA   CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES  



2017/2018

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Ciências da Saúde

Contactos


    Escola de Medicina
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: 253604832 Fax: 253604847
    E-Mail: nac@med.uminho.pt
    URL: https://www.med.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Ciências da Saúde é dirigido a licenciados nas várias áreas das ciências e tem a duração de 2 anos (120 ECTS) em regime de dedicação exclusiva.
O 1º ano (60 ECTS) é dedicado à aprendizagem de fundamentos de diferentes áreas científicas biomédicas e ao desenvolvimento de competências laboratoriais e de investigação, através da frequência de unidades curriculares selecionadas de um leque diversificado de oferta. Estas unidades curriculares são coordenadas por docentes da Escola de Medicina com a participação de investigadores do Instituto de Ciências da Vida e Saúde e docentes/investigadores convidados de outras instituições, nacionais e estrangeiras. Os módulos facultativos são, em cada ano, selecionados entre os disponíveis no programa de formação avançada anual da Escola de Medicina (https://www.med.uminho.pt/pt/Pos-Graduacao/cursos) ou de outras instituições, nacionais ou estrangeiras. Desta forma, cada estudante pode desenhar o seu percurso académico valorizando e beneficiando da sua formação académica e profissional anterior. 

No final do 1º ano, o estudante está em condições de apresentar a sua proposta para o projeto de dissertação que irá desenvolver-se ao longo do 2º ano (60 ECTS) no Instituto de Ciências da Vida e Saúde da Escola de Medicina e/ou em parceria com outras instituições. Na maioria dos casos os estudantes prosseguem a sua formação avançada integrando programas de doutoramento em várias instituições.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte, 3º ciclo de estudos - Doutoramento.

Saídas profissionais


- Investigação em projetos ID&T, de Universidades e instituições de Ensino Superior; Centros de investigação científica e desenvolvimento tecnológico;

- Exercer atividades técnico-laboratoriais em indústrias farmacêutica/biomédica;

- Desempenhar funções técnicas diferenciadas, em sectores de organizações privadas e/ou públicas;

- Carreiras na área da saúde (tecnologia médica, análise clínica e meios de diagnóstico).

Acesso


18

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
http://candidaturas.alunos.uminho.pt/Default.aspx?tabid=1&pageid=17&langid=pt-PT

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se ao curso de mestrado em ciências da saúde os titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, nas áreas das ciências, biomedicina, tecnologias da saúde ou afins, concluído até 31 de julho do ano em que se processa a candidatura.

Pré-requisitos recomendados


Não aplicável

Prazos de candidatura


De 17 de abril a 17 de maio de 2017

Prazos de inscrição


De 20 a 27 de julho de 2017

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
26-04-2018
Número de Registo:
R/A-Ef 2470/2011
Data de Registo:
18-03-2011
Validade:
25-04-2024



CLIQUE AQUI PARA EFETUAR A SUA CANDIDATURA