O PhDBCS oferece um plano de estudos de quatro anos (240 ECTS), em dedicação exclusiva, ou de duração superior (com o mesmo número de ECTS) em regime de tempo parcial.
O primeiro ano inclui uma unidade curricular obrigatória, que corresponde à elaboração do projeto de tese (15 ECTS), e três unidades curriculares opcionais, no total de 15 ECTS, que podem ser selecionados de uma vasta gama de oferta formativa. Os restantes 210 ECTS são dedicados à tese, a desenvolver durante os 4 anos de plano de estudos.
O programa tem uma estrutura curricular muito flexível, que permite aos estudantes escolherem o seu percurso formativo tendo em conta a formação anterior, competências, interesses e objetivos de investigação. Para tal, os estudantes podem escolher entre uma oferta formativa anual de cursos avançados oferecidos pela Escola de Medicina/ICVS (disponível aqui). Os estudantes podem ainda obter creditação de formação obtida noutra instituições. De salientar ainda que o programa inclui formação em competências transversais (que incluem preparação para entrevistas, escrita de CV e de carta de motivação, competências de comunicação, ética e integridade). Estes tópicos fazem parte de várias unidades curriculares (ex. "Estudos Avançados em Ciências de Animais do Laboratório ") e incluem sessões obrigatórias oferecidas na unidade curricular "Projeto de Tese em Biomedicina e Ciências da Saúde".
2025/2026
Nos cursos que incluem opções, anualmente, são indicadas as unidades curriculares opcionais a disponibilizar, bem como as respetivas condições de inscrição e número de vagas.