Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

ICVS

​O Instituto de Investigação em​ Ciências da Vida e Saúde (ICVS) foi criado em 2003 de forma a melhorar a saúde humana através de investigação de excelência em ciências da saúde, da inovação médica e prestação de serviços especializados.

O ICVS é uma Unidade de I & D incorporada na Escola de Medicina (EM) - Universidade do Minho, estrategicamente localizado na região Norte de Portugal dentro de um Cluster emergente de Ciência Biomédica e Tecnologia, sendo organizado em torno de quatro domínios de investigação interdisciplinares: Microbiologia e Infecção, Neurociências, Ciências Cirúrgicas e Saúde das Populações.

O ICVS integra o ICVS/3B's - Laboratório Associado, que resulta de uma parceria estratégica consolidada ao longo dos anos com o grupo de 3Bs - Biomateriais, Materiais Biodegradáveis e Biomimética, e é também membro do Centro Clínico Académico - Braga (2CABraga).
O ICVS tem uma área total de aproximadamente 6000 m2. A sua plataforma tecnológica é composta por laboratórios com equipamentos científicos e tecnológicos de vanguarda, com as seguintes valências: Cultura de células e tecidos, Eletrofisiologia, Nível de Biossegurança 2 e 3, Biologia Molecular, Imagiologia, Microscopia, Neuroanatomia / Neuroimagiologia, Histologia, Bancos de Recursos Biológicos, Citometria, Endoscospia, bem como um centro totalmente equipado para Experimentação Animal incluindo áreas para estudos comportamentais, infecções experimentais e técnicas cirúrgicas.

Mais de 250 investigadores com formações académicas complementares trabalham no ICVS, produzindo mais de 100 publicações / ano em revistas científicas de elevado impacto internacional.