Objetivos de Aprendizagem
O curso de “Inovação, Comunicação e Empreendedorismo em Medicina” procura dotar os estudantes dos conhecimentos e das competências práticas a serem considerados nos processos de transição da investigação científica para a mentalidade de um potencial empresário em ciências da saúde. Para além disso, procura promover o conhecimento dos princípios gerais e métodos de comunicação com foco na Medicina, Ciência e Inovação em Saúde. Permitirá ainda conhecer diferentes percursos e oportunidades fora do contexto clínico, no sentido de promover a identificação de oportunidades de carreira em Medicina e Saúde.

Conteúdos Programáticos
  • Ideação - Sessão de Design Thinking;
  • Como se tornar um empreendedor;
  • Da Investigação Translacional aos Ensaios Clínicos;
  • Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Scaling Up de produtos;
  • Dispositivos Médicos;
  • Desenho de Modelos de Negócios em Ciências da Saúde;
  • Mercado e Estratégia em Ciências da Saúde;
  • Introdução à Teoria Geral da Comunicação;
  • Comunicar Ciência (do laboratório à televisão);
  • Comunicar em Medicina e Saúde (do consultório às comunidades);
  • Comunicar Inovação (da sociedade aos investidores);
  • A comunicação institucional em Medicina, Ciência e Inovação;
  • O Médico nas Políticas Públicas, na Indústria Farmacêutica e na Intervenção Social.

Metodologia de Ensino e Avaliação
O ensino é ministrado presencialmente com recurso a sessões teóricas, teórico-práticas e práticas, e serão aplicadas diferentes metodologias, tais como Sessões de Ideação (Design Thinking); Workshops sobre diferentes aspetos da criação de negócios (Business Design) e desenvolvimento de produto; Sessões de monitorização individual; Treino de apresentação pública de projetos (pitch); Apresentação final dos projetos pública (para toda a comunidade). A avaliação será contínua (atitudes e presenças), com avaliação final do projeto desenvolvido, incluindo a sua apresentação e comunicação.

Data e Programa
Este curso vai decorrer de 15 de novembro a 10 de dezembro de 2021. Clique aqui para consultar o programa detalhado.

Bibliografia
  1. Schiavo, Renata. 2007. Health communication: From theory to practice. San Francisco: Jossey-Bass.
  2. Olson, Randy (2009). Don´t Be Such a Scientist: Talking Substance in an Age of Style. London: Island Press.
  3. Snow, C.P. (1959). The Two Cultures. Cambridge University Press. Edição de 1998
  4. Royal Society (1985). The Public Understanding of Science. The Royal Society & Carlton House Terrace. ISBN 0 85403 2576
  5. Granado, A., e Malheiros, J. V. (2015). Cultura científica em Portugal: ferramentas para perceber o mundo e aprender a mudá-lo. Estudos da Fundação. Fundação Francisco Manuel dos Santos. ISBN: 978-989-8819-32-1
  6. Business Model Generation (2009) Osterwalder, Alex & Pigneur, Yves, Modderman Durkwerk, Amsterdam;
  7. The Four Steps to the Epiphany (2005) Blank, Steve, Cafepress.com;
  8. Blue Ocean Strategy (2005), Chan Kim, W., Mauborgne, Renée, Harvard Business School Publishing, Boston.
Bibliografia adicional a definir em cada sessão.

Coordenadores
Jorge Pedrosa; Bruno Costa; Luísa Pinto; Nuno Sousa; Jorge Correia-Pinto; Pedro Morgado.

Data limite para inscrição: 10 de novembro de 2021
Valor da inscrição: 150,00 EUR
Número de vagas: 20 (para externos)