Objetivos de Aprendizagem
O programa do curso de “Investigação Clínica Para Investigadores: da regulamentação à prática” pretende dotar os formandos de conhecimentos que lhes permitam desenvolver e implementar um projeto de investigação clínica.

Conteúdos Programáticos
MODULO I: Investigação Clínica
1.1. Introdução Investigação Clínica – Mónica Gonçalves (EMUM / 2CA-Braga)
1.2. Legislação Aplicável à Investigação Clínica – Mónica Gonçalves (EMUM / 2CA-Braga)
1.3. Boas Práticas Clínicas (ICH-GCP) – Mónica Gonçalves (EMUM / 2CA-Braga)
1.4. Desenvolvimento de um Protocolo de Investigação Clínica – Mónica Gonçalves (EMUM / 2CA-Braga)
1.5. Submissão de Estudos Clínicos às Autoridades Competentes – Mónica Gonçalves (EMUM / 2CA-Braga)
1.6. Implementação de Estudos Clínicos num Centro de Investigação – Mónica Gonçalves (EMUM / 2CA-Braga)
1.7. Monitorização de Eventos Adversos – Mónica Gonçalves (EMUM / 2CA-Braga)
MODULO II - Bioestatística com o IBM SPSS
2.1. Nocões Gerais de Bioestatística e Introdução ao SPSS – Patrício Costa (EMUM)
2.2. Análise Exploratória de Dados – Patrício Costa (EMUM)
2.3. Teoria das Hipóteses – Patrício Costa (EMUM)
2.4. Testes t de Student e Análise de Variância (ANOVA) – Patrício Costa (EMUM)
2.5. Correlação de Pearson – Patrício Costa (EMUM)
2.6. Regressão Linear Simples e Múltipla – Patrício Costa (EMUM)
MODULO III – Estudos de casos (apenas para estudantes internos)
3.1. Estudos de caso - João Cerqueira (EMUM/2CA)

Metodologia de Ensino e Avaliação
O ensino é ministrado presencialmente com recurso a seminários interativos, problem-based learning e case-base learning bem como aulas de cariz prático. Os estudantes internos serão ainda convidados a acompanhar as equipas de investigação clínica do 2CA-Braga e a desenvolver uma sinopse ou uma análise crítica de um protocolo de investigação.

Data e Programa
Este curso vai decorrer de 18 de outubro a 12 de novembro de 2021. Clique aqui para consultar o programa detalhado.

A definir em cada sessão.

Coordenadores
Mónica Gonçalves (EM-UM), Patrício Costa (EM-UM), João Cerqueira (EM-UM)

Mónica Gonçalves (EM-UM), Patrício Costa (EM-UM), João Cerqueira (EM-UM)

Data limite para inscrição: 10 outubro de 2021