O campo da Formação nas Profissões de Saúde é dinâmico e produtivo, gerando evidência de elevada qualidade capaz de guiar o desenvolvimento e desenho educacional. Ainda assim, a transição da melhor evidência para práticas baseadas na evidência ainda é um desafio. A Universidade do Minho e o
National Board of Medical Examiners abraçaram a missão de criar o
Mestrado em Avaliação Aplicada à Formação nas Profissões de Saúde por forma a construir uma comunidade internacional comprometida com a aplicação da evidência mais recente em educação médica para a implementação de sistemas de avaliação inovadores, de alta qualidade, personalizados e interativos.
Este ciclo de estudos pretende oferecer o conhecimento, a rede de contactos e capacidades de liderança necessárias para que os estudantes desenhem e apliquem projetos educativos centrados na avaliação nas suas instituições de origem. O programa de 2 anos inclui uma sessão residencial (2 semanas) focada no desenho e gestão do projeto, seguida de um componente de ensino à distância que permite aos participantes conjugar o mestrado com a sua atividade profissional. O corpo docente é capaz de facilitar a construção de projetos de intervenção em diversas áreas da Formação nas Profissões de Saúde.
O programa é multilíngue - os nossos facilitadores podem interagir em inglês, português e espanhol.
Mais informação em
maps.med.uminho.pt
|
Resultados de aprendizagem |
| No final do mestrado, os estudantes serão capazes de:
|
| 1. | Conhecer e aplicar a melhor evidência na avaliação e formação nas profissões de saúde; |
| 2. | Desenvolver e implementar projetos de intervenção alinhados com o contexto local e as necessidades, focando-se na transformação das suas realidades; |
| 3. | Desenvolver trajetórias de aprendizagem ao longo da vida, para conseguir bolsas de estudo na Formação em Profissões de Saúde, assumindo um papel de liderança nas suas instituições; |
| 4. | Se tornar membros ativos da nossa comunidade, contribuindo para o desenvolvimento dos novos alunos das edições seguintes do programa. |