Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Investigadores da Escola de Medicina querem voluntárias para estudar infertilidade feminina Voltar

segunda-feira, 28/10/2019   
Medicina
Uma equipa de investigadores da Escola de Medicina da Universidade do Minho necessita de 60 voluntárias para desenvolver um estudo sobre a disfunção ovulatória.
Rui Miguelote e Vanessa Silva são os dois investigadores que encabeçam um projeto para estudar a disfunção ovulatória, a principal causa de ciclos menstruais irregulares e de infertilidade feminina. Para isso, a equipa que coordenam está a procurar 60 mulheres com ciclos menstruais irregulares, com idades entre os 18 e os 38 anos. O objetivo dos investigadores e médicos da Escola de Medicina da Universidade do Minho – e ligados também aos hospitais de Braga, Famalicão e Guimarães – é identificar corretamente a causa e corrigir, de forma dirigida, a disfunção, de forma a que uma mulher consiga engravidar de forma segura e eficaz. Todos os exames e acompanhamento das voluntárias são gratuitos.

“Embora a disfunção ovulatória seja muito frequente, os mecanismos subjacentes às suas principais (como o Síndrome do Ovárico Poliquístico) ainda não são completamente compreendidos. A falta de conhecimento sobre estes mecanismos e a forma como interagem tem contribuído para orientações clínicas, muitas vezes, incorretas ou pouco eficazes”, explica Vanessa Silva, uma das investigadoras principais do projeto.

Assim, através de uma avaliação clínica com recurso a ecografia, análises hormonais e questionários de avaliação clínica, os investigadores procuram compreender o que conduz a ciclos menstruais irregulares ou à ausência de menstruação. A disfunção ovulatória é a causa da infertilidade feminina em 35% dos casos, pelo que, numa segunda fase, as mulheres que estão a tentar engravidar podem continuar a ser monitorizadas e acompanhadas pelo médico, sendo também ajudadas na correção da disfunção.

Os estudos já começaram com as primeiras 60 voluntárias, com os resultados preliminares a mostrarem que o stress parece ser uma casa modificável das irregularidades menstruais, visto que as mulheres com ciclos menstruais regulares têm níveis mais baixos de stress.

Mais informação em: www.inovulacao.com

Se tiver dúvidas pode contactar o e-mail inovulacao@gmail.com
Medicina