Enquadramento e objetivos de aprendizagem
 
 
 

O curso de “Medicina no Desporto” tem, como objetivo principal, oferecer ao estudante os pressupostos da formação específica em Medicina Desportiva e do Exercício, conforme as necessidades na sua vida diária. O programa compreende um exercício pedagógico crítico, liderado por especialistas e baseado na evidência e boas práticas sobre as mais graves e/ou parte das lesões/condições mais frequentes em contextos desportivos e de prática de exercício físico com grande número de participantes. O curso convida o estudante a desenvolver conhecimentos e reconhecer competências que suportam o exercício da medicina desportiva e do exercício num médico de formação geral, particularmente, no âmbito da prevenção primária e secundária, profilaxia, diagnóstico e tratamento.

O estudante deverá ser capaz de: 1) desenvolver conhecimentos, avaliar e justificar os procedimentos do exame médico-desportivo; 2) lembrar e discutir programas multimodais de prevenção primária e secundária de lesões; 3) descrever e discutir parte das lesões mais severas e/ou frequentes no desporto e no exercício físico; 4) sintetizar e avaliar procedimentos, técnicas e tecnologias aplicáveis no contexto de avaliação física, diagnóstico, tratamento e retoma desportiva; 5) lembrar e discutir fundamento teóricos e práticos para a suplementação dietética de atletas com segurança e eficácia.


  Conteúdos Programáticos
 
 
 
  • Exame médico-desportivo (2h)
  • Prevenção de lesões no desporto (2h)
  • Atividade física e saúde (2h)
  • Avaliação física/clínica do membro inferior no contexto da traumatologia desportiva – I (2h)
  • Luxações do ombro e cotovelo - anatomia da estruturas envolvidas, avaliação clínica e tratamento (2h)
  • Avaliação física/clínica do membro inferior no contexto da traumatologia desportiva – II (1h)
  • Lesões musculares no desporto - diagnóstico e discussão do algoritmo de tratamento. Casos clínicos - do diagnóstico à retoma desportiva (2h)
  • Lesões desportivas no pé e tornozelo: anatomia, biomecânica, avaliação clínica e fluxogramas de tratamento. Discussão de casos clínicos (2h)
  • Lesões ligamentares e meniscais do joelho no contexto do desporto: anatomia, biomecânica, avaliação clínica e fluxogramas de tratamento. Discussão de casos clínicos. Retoma desportiva após reconstrução do ligamento cruzado anterior (3h)
  • Síndrome Pubálgica: anatomia das estruturas envolvidas, diagnóstico diferencial e algoritmo de tratamento (2h)
  • Literacia em imagiologia no contexto de lesões desportivas frequentes (2h)
  • Exercício físico e desporto na gravidez e no pós-parto (2h)
  • Endocrinologia do Exercício e do Desporto: o que é que o médico deve saber (2h)
  • Avaliação de competências (3h)
  • Perfil traumatológico no futebol (2h)
  • Concussão – da avaliação em campo ao regresso seguro do atleta à competição (1h)
  • Perfil traumatológico na natação - top 5 de lesões mais frequentes e/ou mais graves (1h)
  • “Medicina da Dança: avaliação médica e prevenção de lesões” (1h)
  • Psicologia Desportiva: treino mental para a recuperação psicossocial e para o desempenho (2h)
  • O atleta vegetariano: a energia "verde" é suficiente para render? (2h)
  • Avaliação da Composição Corporal e cálculo de necessidades energéticas. Suplementos. (2h)
  • 2º momento de avaliação formal (1h)

  Metodologia de Ensino e Avaliação
 
 
 

O ensino é ministrado em regime presencial e, pontualmente, a distância com recurso ao ensino teórico e teórico-prático. Os recursos pedagógicos incluem questionários, apresentação e discussão artigos científicos e caso clínicos.

A avaliação dos alunos (internos) integrará três componentes: atitudes (I), competências (II) e conhecimentos (III):

  1. Atitudes (CPA; 10%): inclui a assiduidade e as atitudes demonstradas pelo estudante ao longo das diferentes sessões. A presença e participação ativa nas atividades de ensino/aprendizagem será registada, sendo a classificação proporcional ao número de atividades assistidas.
  2. Conhecimentos (CC; 70%): serão avaliados através de exame de escolha múltipla sobre os tópicos lecionados.
  3. Competências (CP; 20%): serão avaliadas competências relacionadas com o exame físico.

  Bibliografia
 
 
 
A definir a cada sessão.

  Data e Programa
 
 
 
Este curso vai decorrer de 15 de maio a 06 de junho de 2025. Clique aqui para consultar o programa detalhado.

  Coordenadores
 
 
 
João Espregueira-Mendes & Rogério Pereira

  Docentes
 
 
 
Adriana Lages; Alexandre Rebelo-Marques; Ana Goios; António Araújo; Basil Ribeiro; Bruno Pereira; Bruno Valentim; Carla Faria; Doutor Ricardo Bastos; Jóni Nunes; Jorge Silvério; Luís Silva; Márcia Gonçalves; Margarida Mota-Freitas; Maria João Sá; Pedro Prata; Rogério Pereira; Sérgio Rodrigues Gomes.

  Inscrição
 
 
 
Data limite para inscrição: 05 de maio de 2025
Valor da inscrição: 280,00 EUR
Número de vagas: 15 (para externos)