Apresentação do curso
 
 
 

A Medicina da Reprodução é um campo fascinante da medicina que se dedica ao estudo e tratamento das questões relacionadas à fertilidade humana. Compreendendo desde a investigação do processo fisiológico da reprodução humana, das causas de infertilidade até ao desenvolvimento de técnicas avançadas de Procriação Medicamente Assistida (PMA). A extraordinária quantidade de investigação básica e clínica que se tem feito nesta área e a possibilidade que as técnicas de Procriação Medicamente Assistida têm trazido de observar em laboratório muitos dos fenómenos da reprodução humana que, por questões éticas, estavam vedados ao seu estudo em laboratório tem permitindo uma compreensão muito melhor da reprodução humana que tem revolucionado os nossos conhecimentos desde o nível da genética, biologia molecular, endocrinologia, desenvolvimento embrionário e gravidez. Por outro lado, as diversas possibilidades de assistência ao processo reprodutivo humano que a Procriação Medicamente Assistida permitiu criar levantam importantes questões éticas e sociais que importam discutir.

Nesta unidade ao mesmo tempo que se aprofunda os conhecimentos em importantes temas da medicina da reprodução como o Síndrome do Ovário Poliquístico, adenomiose, abortamentos de repetição, endometriose faz-se uma resenha histórica da evolução do conhecimento nestas áreas permitindo uma reflexão sobre como ocorre a evolução do conhecimento médico e de como os diagnósticos e as entidades nosológicas se criam e como às vezes cometemos erros nesta tentativa de compreender e agrupar os diferentes quadros clínicos que a complexa fisiologia e fisiopatologia humana nos brindam. Discutem-se ainda as limitações da prática da medicina baseada na evidência. Pretende-se assim estimular o espírito critico dos alunos na aquisição de conhecimentos, na realização de projetos de investigação e na prática da medicina clínica. Pretende-se também, a propósito de importantes dilemas éticos e sociais que a Medicina da Reprodução e as técnicas de PMA tem levantado, a reflexão sobre os princípios éticos na prática de medicina e dos importantes impactos que as possibilidades que a evolução da medicina cria podem ter na sociedade e na organização o social.


  Objetivos de Aprendizagem
 
 
 
  • Aprofundar conhecimentos sobre importantes temas da Medicina da Reprodução e sobre as técnicas de PMA.
  • Compreender de que forma o conhecimento médico evoluiu e como se criam as entidades nosológicas e como a “simplificação e generalização” de quadros clínicos pode incorrer em vieses com impacto importante na prática clínica.
  • Estimular a um espírito crítico sobre o conhecimento médico e sobre a prática e os resultados da investigação em áreas clínicas.
  • Treinar a reflexão sobre questões éticas e sociais associadas aos procedimentos médicos, usando como base as técnicas de Procriação Medicamente Assistida.

  Conteúdos Programáticos
 
 
 
  • Porque as mulheres menstruam e 98% dos outros mamíferos não? E o que isto tem a ver com sermos uma espécie com características muito particulares no reino animal.
  • Quando o relógio biológico e o relógio social estão dessincronizados - e os desafios técnicos, éticos e socias da criopreservação de gametas e de tecido ovárico.
  • Quando os “rótulos” que colocamos em determinadas situações clinicas podem dificultar ou prejudicar o diagnóstico e a orientação de condições clinicas semelhantes - a propósito do Síndrome do Ovário Poliquístico.
  • Adenomiose, uma doença associada a muitos equívocos.
  • Como se pode (ou não) fazer medicina baseada na evidência quando se compara abordagens cirúrgicas com abordagens médicas - a propósito da endometriose e infertilidade.
  • Istmocelo ou nicho da cicatriz de cesariana e como uma intervenção obstétrica pode ser causa de infertilidade.
  • Abortamentos de repetição e como se procuram os culpados no lado errado.
  • Técnicas de Procriação Medicamente Assistidas e todo um mundo de possibilidades em aberto na assistência ao processo reprodutivo humano.
  • O que a Procriação Medicamente Assistidas nos ensinou sobre o desenvolvimento embrionário e sobre a genética. Desde os testes genéticos pré-implantação à compreensão do mosaicíssimo no desenvolvimento embrionário.
  • O que a Transferência de embriões congelados nos pode ajudar a compreender sobre a fisiopatologia da pré-eclampsia e como a investigação de alunos de medicina da UM deu um contributo importante.
  • Preservação da fertilidade nos Transgéneros e o uso da Procriação Medicamente Assistida por questões não médicas (casais homossexuais e mulheres sem parceiro).
  • Questões éticas na Medicina da Reprodução.
  • A História do Processo Legislativo da Gestação de Substituição em Portugal - como uma abordagem clínica de fácil execução é socialmente e eticamente difícil de implementar.
  • Disfunções sexuais como causa e/ou consequências de infertilidade.
  • Inteligência Artificial aplicada às técnicas de Procriação Medicamente Assistidas muitas promessas e alguns riscos.

  Metodologia de Ensino e Avaliação
 
 
 
O ensino será ministrado presencialmente com recursos a sessões teóricas e teórico práticas, incluindo diferentes metodologias tais como: palestras, mesas redondas e discussão de casos práticos (case-based learning) A avaliação será contínua, compreendendo avaliação de um trabalho individual ou em grupo (com apresentação por escrito e oral) (80% cada) e da componente de comportamentos (20%, tem em conta a assiduidade, o interesse e a participação ativa demonstrados nas atividades presenciais).

  Bibliografia
 
 
 
A definir a cada sessão.

  Data e Programa
 
 
 
Este curso vai decorrer de 15 de maio a 06 de junho de 2025. Clique aqui para consultar o programa detalhado.

  Coordenadores
 
 
 
Rui Miguelote EM-UM, ULSAAVE

  Docentes
 
 
 
Dr. Luís Vicente (Coordenador do Centro de PMA do Hospital Lusíadas Lisboa, Presidente da SPMR, Vice-Presidente da SPG)
Dr. Luís Ferraz (Centro de Genética da Reprodução Prof. Alberto Barros)
Dr. Ricardo Ramires (ULSAAVE)
Professor Doutor Pedro Guimarães Cunha (EM-UM, ULSAAVE)
Professor Doutor Ricardo Santos (ULSAAVE, FMUP)
Professor Doutor João Luís Silva Carvalho (CETI; FMUP)
Professora Doutora Ana Teresa Almeida (ULSC, FMUC)
Professora Doutora Ana Sofia Pais (ULSC, FMUC)
Professor Doutor Alberto Barros (FMUP, Centro de Genética da Reprodução Prof. Alberto Barros)
Professora Doutora Margarida Silvestre (FMUC)
Dra. Ana Teresa Marujo (MAC)
Dra. Ana Galvão (ULSAAVE)
Dra. Catarina Ferreira (ULSAAVE)
Dra. Diana Macedo Cardoso (EM-UM)
Eng. Claúdia Vieira (Presidente da Associação Portuguesa de Fertilidade)
Dra Bárbara Miranda (Diretora Executiva da Associação Portuguesa de Fertilidade)
Dra. Vera Falcão (ULS S. João)
Dra. Susana Fraga (Procriar)
Dra.Sofia Costa (ULS Gaia-Espinho)

  Inscrição
 
 
 
Data limite para inscrição: 05 de maio de 2025
Valor da inscrição: 100,00 EUR
Número de vagas: 10 (para externos)