​​A necessidade de recorrer a análises de dados qualitativos tem vindo a tornar-se mais premente e a sua presença é cada vez evidente nas revistas de referência de investigação em educação na área das ciências da saúde, bem como em outras áreas do saber. As metodologias qualitativas são adequadas ao estudo de questões complexas, à exploração de problemas de investigação sobre as quais pouco se sabe, e ao aprofundamento do co​nhecimento dos fenómenos e suas causas.

O uso crescente destas metodologias enquadra-se na necessidade de encontrar respostas a questões um campo de prática complexa, diversificada e muito sensível a factores contextuais, como são as redes de relacionamento pessoal do estudante e dos docentes e as politicas e a liderança institucionais. A investigação qualitativa engloba várias metodologias, incluindo o estudo de casos, teoria fundamentada, fenomenologia, hermenêutica, investigação narrativa e pesquisa-ação. Metodologicamente, para um investigador acostumado a paradigmas de investigação mais experimentais, as abordagens qualitativas levantam vários desafios, desde logo porque implicam saber seleccionar as técnicas de acordo com as questões de investigação, e o reinventar ou ajustar de técnicas de análise de dados.

O workshop pretende complementar as competências de estudantes, investigadores, e interessados, mais experimentados com metodologias quantitativas e experimentais. Pretende-se iniciar os participantes no uso de metodologias qualitativas de recolha e análise de dados.​