Os conteúdos programáticos são variáveis e flexíveis, dependendo do grupo onde se insere, dos módulos frequentados, e da área específica em que o aluno desenvolve o seu trabalho. Em geral, pretende-se que os formandos possam obter formação/treino:
- em competências de escrita e apresentação oral de
resultados à comunidade científica sob a forma de
poster, comunicações orais, palestras ou relatórios
científicos, etc. (MÓDULO 1)
- na utilização de equipamentos / instrumentos e
ferramentas de análise de dados, bem como em
metodologias de pesquisa bibliográfica (MÓDULO 2)
- no planeamento experimental, recolha de dados
científicos (incluindo questões éticas), e
implicações na análise dos dados e sua robustez
(MÓDULOS 3 e 4)
- na análise e discussão crítica de dados
científicos, incluindo utilização de ferramentas
computacionais de análise gráfica e estatística
(MÓDULO 4)
- como resultado da sua integração em equipas de
investigação e de inovação, e frequentemente em
colaboração com outras entidades, nacionais e
internacionais (MÓDULOS 1 a 6)
- em princípios básicos de segurança e boas práticas
em contexto laboratorial ou de campo, e principais
riscos no local de trabalho (MÓDULOS 1 a 6) |