Os conteúdos programáticos são variáveis e flexíveis, dependendo do grupo onde se insere, dos módulos frequentados, e da área específica em que o aluno desenvolve o seu trabalho. Em geral, pretende-se que os formandos possam obter formação/treino: - em competências de escrita e apresentação oral de resultados à comunidade científica sob a forma de poster, comunicações orais, palestras ou relatórios científicos, etc. (MÓDULO 1) - na utilização de equipamentos / instrumentos e ferramentas de análise de dados, bem como em metodologias de pesquisa bibliográfica (MÓDULO 2) - no planeamento experimental, recolha de dados científicos (incluindo questões éticas), e implicações na análise dos dados e sua robustez (MÓDULOS 3 e 4) - na análise e discussão crítica de dados científicos, incluindo utilização de ferramentas computacionais de análise gráfica e estatística (MÓDULO 4) - como resultado da sua integração em equipas de investigação e de inovação, e frequentemente em colaboração com outras entidades, nacionais e internacionais (MÓDULOS 1 a 6) - em princípios básicos de segurança e boas práticas em contexto laboratorial ou de campo, e principais riscos no local de trabalho (MÓDULOS 1 a 6) |