O Doutoramento em Ciências da Saúde (PhDCS) tem como objetivo formar doutores em ciências da saúde, capazes de desenvolver investigação biomédica de forma autónoma, tanto em ambiente académico como em ambiente empresarial e em instituições prestadoras de cuidados de saúde. É direcionado a mestres nas várias áreas das ciências, biomedicina, bioengenharia e tecnologias da saúde.
O PhDCS é um programa de espectro alargado, caracterizado por uma flexibilidade curricular que permite capitalizar não só a formação anterior dos estudantes como os percursos diversificados de especialização na área biomédica em que pretendam enveredar. Os projetos de investigação desenvolvem-se com incidência particular, mas não restrita, nas áreas dos domínios de investigação do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde: Ciências Cirúrgicas, Microbiologia e Infeção, Neurociências e Saúde das Populações. O PhDCS está aberto em permanência, de acordo com o estabelecido na secção das candidaturas.
O Doutoramento em Ciências da Saúde é parte da Rede Europeia de Escolas de Neurociências (Network of European Neuroscience Schools, NENS).
O PhDCS oferece dois planos de estudos, um de três anos (180 ECTS) e outro de quatro anos (240 ECTS). Os dois planos de estudos incluem uma unidade curricular comum, que corresponde à elaboração do projeto de tese (15 ECTS) e que tem lugar no primeiro ano. No caso do plano de estudos de 180 ECTS, os restantes ECTS (165) são totalmente dedicados à realização do projeto de tese (165 ECTS). No plano de estudos de 240 ECTS, os restantes 225 ECTS são dedicados a unidades curriculares opcionais que podem ser selecionados de uma vasta gama de oferta formativa no total de 45 ECTS e à tese (180 ECTS), a desenvolver durante os 4 anos de plano de estudos.
O programa tem uma estrutura curricular muito flexível, que permite aos estudantes escolherem o seu percurso formativo tendo em conta a formação anterior, competências, interesses e objetivos de investigação. Para tal, os estudantes podem escolher entre uma oferta formativa anual de cursos avançados oferecidos pela Escola de Medicina/ICVS (disponível aqui). Os estudantes podem ainda obter creditação de formação obtida noutra instituições. De salientar ainda que o programa incluir formação em competências transversais (que incluem preparação para entrevistas, escrita de CV e de carta de motivação, competências de comunicação, ética e integridade). Estes tópicos fazem parte de várias unidades curriculares (ex. "Metodologias de Investigação", "Ciências de Animais de Laboratório") e incluem sessões obrigatórias oferecidas na unidade curricular "Elaboração e Apresentação do Plano de Tese".
Clique aqui para mais informações.
Valor da propina para o ano letivo 2022/2023
*Os valores indicados são anuais e são idênticos para o doutoramento com curso (programa doutoral - 240 ECTS) e sem curso (tutorial - 180 EUR).
Os estudantes geralmente ingressam no Doutoramento em Ciências da Saúde (PhDCS) com bolsas de doutoramento obtidas competitivamente junto de agências financiadoras nacionais ou internacionais. Há duas formas de obter bolsas para este programa de doutoramento:
O PhDCS tem neste momento dois percursos formativos com financiamento específico de bolsas da Fundação para a Ciência e Tecnologia:
A candidatura a estas bolsas obedece aos requisitos especificados anualmente em edital próprio, tal como pode ser consultado na secção das candidaturas.
No projeto de Doutoramento os estudantes desenvolvem Investigação original numa das várias áreas de excelência da Escola de Medicina, Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) e 2CA Braga - Centro Clínico Académico. Estes incidem sobre investigação básica, de translação e clínica, tendo em conta o ecossistema de investigação que é proporcionado. A diversidade dos tópicos é patente nas teses que se desenvolverem dentro do Programa de Doutoramento em Ciências da Saúde ao longo dos anos.