Descrição
A necessidade de recorrer a análises de dados qualitativos tem vindo a
tornar-se mais premente e a sua presença é cada vez evidente nas revistas de
referência de investigação em educação na área das ciências da saúde, bem como
em outras áreas do saber. As metodologias qualitativas são adequadas ao estudo
de questões complexas, à exploração de problemas de investigação sobre as quais
pouco se sabe, e ao aprofundamento do conhecimento dos fenómenos e suas causas.
O uso crescente destas metodologias enquadra-se na necessidade de encontrar
respostas a questões um campo de prática complexa, diversificada e muito
sensível a factores contextuais, como são as redes de relacionamento pessoal do
estudante e dos docentes e as politicas e a liderança institucionais. A
investigação qualitativa engloba várias metodologias, incluindo o estudo de
casos, teoria fundamentada, fenomenologia, hermenêutica, investigação narrativa
e pesquisa-ação. Metodologicamente, para um investigador acostumado a paradigmas
de investigação mais experimentais, as abordagens qualitativas levantam vários
desafios, desde logo porque implicam saber seleccionar as técnicas de acordo com
as questões de investigação, e o reinventar ou ajustar de técnicas de análise de
dados.
O workshop pretende complementar as competências de estudantes,
investigadores, e interessados, mais experimentados com metodologias
quantitativas e experimentais. Pretende-se iniciar os participantes no uso de
metodologias qualitativas de recolha e análise de dados.